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Distúrbios da fala e linguagem impactam no desenvolvimento infantil

A comunicação é um fator fundamental para a socialização, através dela que somos capazes de compreender e expressar a linguagem. Quando as crianças apresentam distúrbios da fala ou linguagem pode ocorrer um prejuízo ao seu processo de desenvolvimento comunicacional, impactando a vida social e acadêmica dos pequenos.

Afinal, o que são distúrbios da comunicação?

Antes de falarmos sobre o assunto, é importante entender o que são os distúrbios da comunicação. Tratam-se de doenças infantis caracterizadas pelo atraso ou desenvolvimento atípico envolvendo a audição, fala e/ou linguagem em variados níveis de gravidade.

Na maioria das vezes, tais distúrbios são percebidos pelos pais durante o desenvolvimento da criança. Eles costumam notar maiores dificuldades para conversar, reproduzir sons corretamente ou, até mesmo, falar.

Como identificar problemas comunicacionais em crianças?

Os primeiros anos de vida são determinados para o desenvolvimento da linguagem. A partir da interação com a família e escola, as crianças aprendem a comunicarem-se da maneira adequada.

Para ajudar os pais e educadores a detectar sinais que podem indicar alguma irregularidade e merecem atenção, confira o que é esperado para cada idade durante o processo de desenvolvimento da linguagem em crianças de zero a seis anos:

Zero a 12 meses

  • Mostrar interesse pelas pessoas e objetos;
  • Fazer contato visual;
  • Emitir sons, chorar, agarrar objetos com a mão, reagir a sons e vozes familiares.

12 a 18 meses

  • Responder a comandos verbais sem pistas visuais, como “dar tchau”;
  • Começar dizer as primeiras palavras com significado, como chamar pelos pais;
  • Olhar quando chamada pelo nome;
  • Entender o significado de “não”.

18 a 24 meses

  • Utilizar duas palavras para expressar um pensamento ou vontade;
  • Saber identificar as partes do corpo, como apontar para a região ao ser indagada “cadê a barriga?”;
  • Responder “sim” e “não” e compreender a diferença entre ambos;
  • Brincar com os objetos da forma convencional. Por exemplo, utilizar colher para comer e pente no cabelo.

2 a 3 anos

  • Saber o nome dos objetos do cotidiano;
  • Reconhecer quem são as pessoas próximas (mamãe, papai, vovó, o nome do irmão, etc.);
  • Conseguir diferenciar grande e pequeno, muito e pouco.
  • Utilizar “quem” e “onde” para fazer perguntas.
  • Usar verbos para formar frases simples, como “mamãe está dormindo”;
  • Gostar de “ajudar” os adultos nas atividades domésticas;
  • Entender o que é permitido e proibido;
  • Brincar de faz de conta.

3 a 4 anos

  • Responder a perguntas com “quem”, “onde” e “o que”;
  • Ter noção espacial de “frente” e “trás”;
  • Conhecer as cores e formas geométricas;
  • Utilizar frases de 3 a 4 palavras;
  • Compreender e obedecer a ordens seguidas;
  • Gostar de cantar e brincar com palavras e sons;
  • Brincar com outras crianças e saber esperar a sua vez no jogo;
  • Perguntar muito;
  • Início do uso de discurso direto e indireto.

4 a 5 anos

  • Falar todos os sons da língua, mas ainda pode ter dificuldades nos encontros consonantais;
  • Ser capaz de manter uma conversa;
  • Conseguir lembrar situações passadas e contar histórias simples, como o que fez na escola;
  • Gostar de brincar em grupo e imitar personagens;
  • Ser curioso e ansioso para mostrar o que aprendeu e o que sabe fazer;
  • Conseguir contar histórias.

5 a 6 anos

  • Ter noção temporal, como amanhã, ontem, dias da semana, etc.;
  • Identificar letras do próprio nome.
  • Conhecer os números;
  • Manter uma conversa;
  • Pronunciar as palavras corretamente;
  • Gostar de brincar de faz de conta com os amigos;
  • Demonstrar interesse pela leitura e escrita;
  • Contar histórias com mais detalhes.

Vale lembrar que a aquisição natural da linguagem depende de uma série de fatores como, por exemplo, contexto social e familiar, experiências do infante, capacidades cognitivas e funcionais, o que pode afetar este processo.

Também é possível observar que os primeiros anos de vida da criança são fundamentais na formação e desenvolvimento da linguagem de cada qual. Portanto, fique atento às habilidades esperadas de acordo com a respectiva idade da criança para detectar possíveis comportamentos divergentes.

Caso note algo fora do usual, agende uma consulta com um médico especialista, pois o diagnóstico e intervenção precoce dos distúrbios de fala e linguagem são de extrema importância para um desenvolvimento comunicativo apropriado.

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